quarta-feira, 3 de junho de 2009

Artigos: Regras vs. Roleplay....Fight!

Um dia desses me peguei relembrando bons momentos de campanhas ou aventuras de rpg das quais participei como jogador ou mestre e lembrei de uma discussão polêmica que sempre dá as caras em qualquer encontro entre nerds: regras vs. roleplay.

Qual é a melhor regra? É possível fazer coisas que a imaginação permite mas as regras proíbem?
Existe um sistema de regras perfeito? A Quarta Edição de D&D matou de vez o roleplay nas mesas de Dungeons & Dragons?

Eu comecei a jogar rpg em 1993, quando o GURPS em português havia acabado de chegar a Brasília. Era tudo muito novo e as regras pareciam extremamente complicadas. Li o bendito Módulo Básico de cabo a rabo, incluíndo a aventura pronta, no fim do livro. Comecei a mestrar utilizando esse sistema e passei muito tempo jogando apenas GURPS. Foram ótimas aventuras, recheadas de realismo e cenas memoráveis. Porém, muita gente criticava o sistema falando a respeito das complicadas regras do "sistema avançado de combate" (capítulo que li mas NUNCA utilizei!) e das exaustivas rolagens para determinar se os personagens eram capazes de pintar um quadro ou abrir uma fechadura.

"Rola 3d6 para ver se você consegue fazer xixi." (sim, eu já ouvi isso de um cara numa discussão sobre GURPS)

O divertido é que eu nunca me apaguei às regras do GURPS. Preferindo usar as mesmas apenas como um apoio para o roleplay.

Aí fui apresentado ao AD&D. Um grande amigo meu me mostrou os livros em inglês e depois de algum tempo jogando, resolvi aventurar-me como mestre. Eu não entendia tudo o que lia, uma vez que meu inglês era muito precário mas conseguia pegar o contexto geral, o que para mim era mais que suficiente.
Eu dobrava as regras, mudava aqui e ali e nos divertíamos. Meu amigo por várias vezes me mostrou que tal regra estava errada ou que eu não poderia usar isso ou aquilo. Mas mesmo assim nos divertíamos.
Foi assim na terceira edição e a coisa se repetiu na 3.5, que aliás eu nem usei em sua totalidade, preferindo pegar coisas da edição anterior e coisas boas dessa última...eu sempre dobrei as regras em prol do roleplay. :)

Então veio a Quarta Edição. Ah! A famigerada e aguardada Quarta Edição!

"Essa porcaria acabou com o roleplay!"
"Nosso jogo virou videogame!"

Eu testei a nova versão do D&D jogando em encontros de RPG. Fui com a mente aberta e pensando em como eu iria aplicar as novas e revolucionárias (polêmicas) regras. E não é que gostei? :)

Sim, as regras deixam o jogo simples e um tanto limitado...nas mãos erradas. Nada impede o mestre de mudar certas coisas para gerar uma aventura divertida, empolgante e que marque os jogadores. Tenho mestrado D&D 4th Edition e meus jogadores têm gostado, mesmo quando preciso recorrer aos livros ou ao meu eterno amigo, o advogado de regras e calculadora humana do grupo.

O que quero dizer é que as regras são um meio para atingirmos momentos de diversão com o roleplay. Equilíbrio. É o que deve haver numa mesa de D&D ou de qualquer outro sistema de rpg. No GURPS haviam regras complicadíssimas para combates em larga escala e batalhas espaciais...nunca usei nenhuma, apenas inventava e deixava meus jogadores à vontade.

Isso me faz lembrar de um papo que ouvi no Nerdcast do site O Jovem Nerd, onde eles falavam a respeito de um sistema chamado Role Master, onde tabelas e mais tabelas eram necessárias para realizar qualquer coisa. Ok, tudo bem, mas de verdade...quem se importa com um monte de tabelas cansativas quando um jogador resolve inovar e aparece com uma idéia bacana e inusitada que foge às regras completamente?

Portanto, quando você for escolher seus sitema preferido pense sempre nas regras como algo para ajudar e não como a parte mais importante do jogo.

F**** the rules! :)

2 comentários:

  1. Fuck the rules!!!! "O numero eh cabalistico eh?" HAHAHAHAHA!!!! =P

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! :)
    Sobre o número cabalístico, é que no GURPS são utilizados 3d6 para quase tudo. Os melhores resultados são 3 e 4 e os piores são 17 e 18 (666 nos dados). :)
    Bjos Cams

    ResponderExcluir