sexta-feira, 12 de junho de 2009

Artigos: RPG's Brazucas - Parte III

TORMENTA
Tormenta é um mundo de fantasia criado na revista Dragão Brasil e é o lar das HQs Holy Avenger, Victory e Dragon's Bride, do romance O Inimigo do Mundo e de muitas outras histórias. O cenário usa o Sistema d20. Para jogar Tormenta, são necessários o Livro do Jogador de Dungeons & Dragons e o Tormenta D20: Guia do Jogador. Nunca joguei nesse cenário mas pelo que pude ler no livro básico, criei uma verdadeira aversão. É um mundo interessante em certas coisas mas repleto de clichés, nomes copiados e visões um tanto infantis de cenários conhecidos. Por exemplo, personagens como o Capitão James K. (clara referência a James T. Kirk, capitão da USS Enterprise, na série clássica de Star Trek) e reinos como Hersheys, o reino das guloseimas (aff, esse é o pior! Terra do chocolate?!) e Back Ground (pelos deuses!). Existem coisas bacanas como a estátua colossal da deusa Valkaria, que fica no centro de uma das maiores cidades do mundo de Arton, mas essa é uma das poucas coisas legais. Enfim, muita gente joga Tormenta e gosta mas eu pessoalmente prefiro mundos de D&D elaborados e originais a um mundo cheio de frufrus, com elfos com patas de gato e personagens saídos direto de animes da pior qualidade. Que me desculpem aqueles que gostam. :)

DEMOS CORPORATION
É o terceiro RPG nacional e foi publicado pela editora Venture em 1995. Um RPG de espionagem, com várias descrições de armas, equipamentos e veículos. Porém, suas regras sempre foram consideradas muito complicadas, com inúmeros cálculos durante o jogo. Embora a ambientação fosse interessante, isso fez com que o jogo não obtivesse o sucesso necessário para ganhar suplementos. Pessoalmente, só vi o livro uma vez na vida, nos bons tempos do Espaço Cultural Renato Russo, onde antigamente era possível jogar RPG e conhecer os adeptos ao hobby e as últimas novidades, uma vez que internet era coisa de gente muito rica e olhe lá. O lirvo era bem escrito e muito bonito mas nunca conheci ninguém disposto a mestrar É uma verdadeira raridade hoje em dia e quem tem o guarda como relíquia sagrada de uma era esquecida...hehehe.

OPERA RPG

Sistema de RPG brasileiro genérico, criado por Rogério de Mello Godoy e Leonardo Antônio de Andrade, com fãs fiéis graças a sua flexibilidade de regras e ajuste de nível de realismo definido pelos jogadores. "OPERA" é, na verdade, uma sigla que significa "Observadores Perdidos em Realidades Alternativas"

Teve seu começo no público geral nas mesas de encontros e convenções, onde os criadores do jogo divulgavam o sistema mestrando aventuras com o OPERA. Além disso o OPERA repercutiu bastante na Internet, com suporte massivo dos autores, com suplementos e adaptações de filmes e livros. Aliado a isso, o OPERA teve algumas publicações independentes dos títulos Resumo do OPERA (trazendo as regras básicas do jogo) e a primeira impressão de O Mais Longo dos Dias.

Com todo esse empenho, a Devir Livraria teve o interesse de publicar o OPERA RPG, mas por uma série de entraves (muitas vezes polêmicos nos fóruns de discussão) o livro acabou não saindo.

Seu lançamento impresso foi uma dificuldade tremenda. Esperava-se ser lançado pela Devir, mas esteve na lista de espera por um longo tempo, então foi comprado pela Comic Store, e finalmente teve seu tão aguardado lançamento.

Além do livro de regras básico, conta com os livros de cenário Conspiração do Amanhecer, 1887 - Sob o Sol do Novo México, O Mais Longo dos Dias e Anel Elemental: A Nova Era.

Depois do lançamento, o net-book foi tirado de circulação, mas uma nova versão, denominada "OPERA Shareware Reloaded" foi lançada tempos depois com as regras principais do sistema para aqueles que gostariam de conhecê-lo. Há também uma versão em PDF super resumida do sistema denominada OPEReta.

Infelizmente a Comic Store saiu do mercado e o OPERA teve sua linha impressa suspensa. Mas isso não significa que o sistema morreu. Diversos projetos foram e ainda são desenvolvidos pela comunidade de fãs, a maioria publicada no Site Oficial do OPERA.

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