domingo, 19 de dezembro de 2010

Artigo: Dicas de Mestre, parte 2


Quem joga RPG certamente já viu ou ouviu falar de um filme independente chamado The Gamers. Pra quem não conhece (hereges!) eu explico rapidamente.

The Gamers 1 (sim! tem uma continuação!) é um filme onde um grupo de jogadores de RPG se diverte e faz uma bagunça nos corredores de um dormitório universitário, atrapalhando uma colega que está tentando estudar para uma prova. O grande lance do filme é a quantidade enorme de clichés de mesa de jogo e as excelentes cenas "ingame" onde os mesmos atores interpretam seus personagens. Recomendo. :)

Bom, em The Gamers, um dos jogadores não consegue participar da partida por ter vida social...e uma namorada. Logo, o grupo se vê sem um dos guerreiros. Durante várias cenas do filme, o personagem do faltoso fica parado, olhando para o infinito, com as mãos na cintura. O melhor é que NENHUM monstro ataca o personagem abandonado. Os jogadores esquecem que o cara está lá. O mestre então? Rende boas piadas.

Mas o que fazer então com personagens de jogadores ausentes? Matar?
Na dica de hoje, espero ajudar os mestres novatos e experientes a resolver esse problema, mais comum do que se imagina.

Vamos às opções:

1-Personagem sem jogador é personagem do Mestre:
É uma opção que utilizo muito, mesmo a contra-gosto, pois não destrói a narrativa por completo, mesmo sendo um risco enorme. É muito desconfortável para o mestre de jogo utilizar o personagem de alguém, principalmente se o jogador criou uma interpretação marcante com motes e maneirismos. Primeiro por que obriga o mestre a imitar o jogador. Segundo porque, além de ter que controlar monstros e NPC's, o mestre tem que lembrar-se o tempo todo de que o personagem do jogadore está presente. Mesmo assim, é a mais recomendada para evitar furos na história da campanha.

2-Personagem sem jogador fica invisível:
Um amigo meu costuma fazer isso. Se o jogador não está presente, ele simplesmente some com o personagem. Este não participa da aventura e não há explicação para seu sumiço. Bom, eu pessoalmente não gosto. Isso atrapalha a narrativa. Se os aventureiros estão no meio de uma viagem e são atacados, onde estava o personagem do fulano? Cagando? Dormindo? Fica muito vago e acaba prejudicando o grupo, principalmente se houver combate. Não recomendo.

3-Personagem sem jogador morre (O.O'):
Opção maligna. Não resolve e é uma mega sacanagem com o jogador. Funciona apenas quando o jogador falta DEMAIS e você tem um motivo bom o suficiente tanto para retirar o jogador do grupo quanto para retirar o personagem da história que vem contando. É cruel...mas em alguns casos necessário.

4-Personagem sem jogador vai passear (e pode não voltar):
Esta opção é simples mas depende de ganchos narrativos que permitam a ausência do personagem sem destruir a história ou ficar absurdo demais. O personagem pode ter encontrado um familiar (família, não estou falando de corvos, gatos e afins!) ou ter sido preso por brigar na taverna da cidade. Isso é algo que não funciona bem se o grupo estiver no meio de uma floresta, por exemplo. Mas sempre existe uma forma de retirá-lo da história sem prejudicar o grupo. Funciona bem para aqueles jogadores que costumam faltar mas que demonstram real interesse em retornar à campanha depois do período de provas, viagens, etc.

Seja qual for a sua opção, sacanear um jogador por que ele faltou uma vez é crueldade. Na campanha de D&D que estou mestrando atualmente, tinhamos um jogador que falatava demais. Perguntei sobre a vontade de jogar e disponibilidade e ele mesmo achou melhor sair. Eu optei por fazer o personagem sumir mas aparecer na história de tempos em tempos como NPC. Agora, mais um jogador desse grupo anunciou a saída. Já pensei em formas de retirar o personagem sem prejudicar os demais e, principalmente, a narrativa.

Espero ter ajudado um pouco com a dica de hoje. Na próxima dica: Como manter a atenção dos jogadores?

Até lá!

Um comentário:

  1. É uma decisão realmente dificil, vai depender muito do tipo de campanha, do personagem e como o jogador o interpreta. Só para constar como testemunho:
    Aconteceu de um dos jogadores de uma campanha longa que eu participava se mudar (700km longe), o mestre resolveu mantê-lo como NPC. Os jogadores levavam o personagem com tanta consideração que depois de 2 anos longe (com campanha rolando todo fim de semana), o jogador veio fazer uma visita a cidade e participou de um dos últimos dias de desenrolar da campanha com seu próprio personagem. Isso... depois de seu personagem ter sido ressucitado pelos jogadores/personagens.

    E aí? Como se livrar de um "NPC" que os jogadores não querem que saia do grupo?

    ResponderExcluir