terça-feira, 14 de abril de 2009

RPGs Eletrônicos - Parte II

Seguindo a programaçãopara a semana, resolvi escrever uma pequena resenha sobre a continuação de Baldur's Gate, o excelente Baldur's Gate II - Shadows of Amn.

Nesta fantástica continuação pouca coisa mudou no que diz respeito ao engine de jogo. Foram incorporadas novas classes como o Bárbaro e foi introduzida a idéia dos "feats" ou "talentos" da Terceira Edição de Dungeons & Dragons. Visualmente, o jogo mudou pouco e manteve os belos cenários e as mesmas animações para a maioria das magias presentes no mundo de Forgotten Realms.
No Shadows of Amn, a história do filho de Bhaal continua. Agora, ele e alguns de seus companheiros acordam atrás das grades de uma masmorra controlada por um poderoso e sádico feiticeiro chamado Jon Irenicus. Não se sabe o motivo para os aventureiros terem sido presos na Costa da Espada e levados até o covil do mago mas o personagem do jogado é torturado cruelmente assim como acontece com a jovem Imoen, eterna amiga de infância que o acompanha desde o primeiro jogo.
Personagens bacanas como Minsc ("Go for the eyes Boo! Go for the eyes!"), Jaheira e outros aparecem logo no início da aventura e ajudam o herói a fugir da "dungeon". Quando finalmente escapam, os aventureiros se deparam com a cidade de Athkatla, no reino sulista de Amn.
Uma espécie de guarda mágica aparece no momento em que o grupo se prepara para enfrentar Irenicus e então a história tem uma grande reviravolta.
Grandes personagens coadjuvantes aparecem ao longo do jogo que tem inúmeras "quests" e vários rumos distintos a escolher. Nota especial para a bela e mortal Viconia, a drow, que reaparece com seu divertido sotaque. Todos os NPCs de BGII têm suas próprias histórias e muitas vezes o grupo acaba ajudando-os a resolver problemas do passado.
Uma mudança bastante interessante no BGII é a interação entre os NPCs. Cada um deles reage de acordo com as ações do grupo em decisões tomadas pelo jogador.
Por exemplo, Minsc fica irritado se o personagem principal continuar tomando atitudes malignas. Viconia, a drow, pode sair do grupo caso o filho de Bhaal seja um verdadeiro paladino, agindo em nome de tudo o que há de bom. Além disso, as atitudes entre os NPCs podem variar, como por exemplo, quando brigas irrompem entre membros do gupo de tendências divergentes.
Monstros novos também aparecem em BGII, incluíndo alguns dragões, que tanto queríamos ver no primeiro jogo. Toda a história é extremamente bem montada e o jogador pode terminar o jogo de diversas formas, mudando pequenos detalhes ao longo da trama.

Se Baldur's Gate era um dos melhores jogos baseados em D&D já lançados, BGII - Shadows of Amn supera seu predecessor e alegra a vida dos nerds mais uma vez.

Amanhã: Icewind Dale...

BALDUR'S GATE II - SHADOWS OF AMN

Desenvolvedor:Bioware
Distribuidor:Interplay
Gênero:RPG
Lançamento: 24 de setembro de 2000
Faixa etária: acima de 14 anos

Jogadores:1 a 6 Suporte Online:Não

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