quinta-feira, 16 de abril de 2009

RPGs Eletrônicos - Parte III

Fiquei de escrever ontem mas a vida corrida é assim mesmo...hehehe.
Bom, como prometido, vou falar a respeito de Icewind Dale. No entanto, já que não postei ontem, vou falar sobre o primeiro e o segundo jogo.
ICEWIND DALE
O Jogo usa a engine de Baldur's Gate I e II, com pequenas modificações visuais em termos de cenários, menus e efeitos. O som do jogo é excelente, assim como a trilha sonora. aventura em si não é tão longa quanto a série BG mas a história é bem escrita e o jogador tem horas de diversão garantidas.
Uma mudança clara com relação ao BG é o fato do jogador poder criar o grupo inteiro e não apenas o personagem principal. São ao todo seis personagens com a configuração de classes e raças que mais agradar ao jogador.
O Icewind Dale ainda utiliza as regras de AD&D, com algumas pitadas da Terceira Edição.
A aventura em si tem início quando o grupo criado pelo jogador chega a uma aldeia das "Ten Towns", na afastada região do Vale do Vento Gélido (Icewind Dale), em Faerun, o mundo de Forgotten Realms. Os heróis alistam-se como guardas de caravana e, após uma série de eventos e pequenas "quests" a trama cresce e fica empolgante, com direito a combates excelentes e cenários bem elaborados e ricamente detalhados. Não existem personagens marcantes em Icewind Dale, ao contrário dos dois BGs. Porém, o clima de aventuras de D&D está sempre presente e a região pouco civilizada do Vale do Vento Gélido se torna um lugar interessante a cada momento da história.
ICEWIND DALE II
A história do segundo jogo se passa numa época diferente do jogo anterior. Aldeias da região estão sendo alvos de ataques de um grande exército de monstros sob o estandarte da Quimera. As "Ten Towns" pedem ajuda a Luskan e Neverwinter, no sul mas várias aldeias do Vale do Vento Gélido começam a cair diante da horda. Grupos de mercenários partem de Luskan em vários barcos para ajudar as aldeias do norte e um deles é o gurpo do jogador. A trama, mais grandiosa que a do primeiro jogo, se desenrola aos poucos, levanto os aventureiros de um simples bando de mercenários a grandes heróis da região norte de Faerun.
Assim como no primeiro jogo, o grupo de heróis é inteiramente criado pelo jogador. Icewind Dale II dá ainda a opção de alguns grupos prontos com histórico e bons personagens mas a maioria dos jogadores costuma criar seus próprios heróis. A vantagemde usar um grupo gerado pelo jogo é que os personagens começam bem equipados.
A engine de jogo é a mesma dos anteriores com algumas modificações em menus e animações.
Há novos monstros e traços claros da Terceira Edição de D&D começam a aparecer.
Por exemplo, há seleção de "feats" ou "talentos", classes novas e "kits" para essas classes. Além disso, algumas raças básicas se desdobram em opções de sub-raças como os drows, os elfos selvagens, os duergar, os anões do escudo e dourados, aasimares e tieflings.
O jogo tem diversas referências ao seu predecessor mas e muito mais completo e divertido. Continuam faltando personagens realmente marcantes e "quests" mais interessantes mas ojogo vale a pena mesmo.
Assim como a série BG, a série Icewind Dale tem um lugar entre s melhores rpgs eletrônicos por sua fidelidade ao mundo de Forgotten Realms e por suas boas e envolventes histórias.
HEART OF WINTER
Existe uma expansão, lançada um ano depois do primeiro Icewind Dale. Infelizmente nunca joguei mas vou colocar aqui a resenha extraída o UOL Jogos.
"Heart of Winter será a expansão de um dos jogos de RPG mais aclamados do ano passado. O novo Icewind vai usar a engine de Baldur´s Gate 2, outro título que rendeu pano para manga em 2000. Como toda sequência que se preze, Heart of Winter terá novas fases e inimigos, vai incrementar as magias e explorar uma nova história. Os personagens serão enviadas para a mais distante das dez cidades. Lá, o clima entre bárbaros e a população local nunca foi dos melhores, mas esquentou após o 'renascimento' de um homem que estava mortinho da silva. Um sacerdote bárbaro pede aos heróis do jogo que investiguem a misteriosa ressurreição do agora líder e que impeçam a eclosão de uma guerra. Com essa história intrincada, Heart of Winter deve oferecer aos jogadores cerca de 30 horas de jogabilidade - pouco menos que o que rolava no jogo original. Mas a dificuldade deve crescer."
ICEWIND DALE
Fabricante: Black Isle Studios
Lançamento: 2000
Distribuidora: Interplay
ICEWIND DALE - HEART OF WINTER
Fabricante: Black Isle Studios
Lançamento: 2001
Distribuidora: Interplay
ICEWIND DALE II
Fabricante: Black Isle Studios
Lançamento: 26/08/2002
Distribuidora: Interplay
Amanhã: The Temple of Elemental Evil

Nenhum comentário:

Postar um comentário